Sobre
Por que a terapia é importante?

O tratamento psicoterapêutico é procurado, quase sempre, individualmente, e que é muito importante para homens e mulheres. Mas, a pessoa faz parte de um sistema de relações sociais e estas também precisam ser compreendidas e tratadas. O sucesso do tratamento está exatamente em compreender o indivíduo inserido em seu contexto familiar e social. No enfrentamento e superação de crises, o casal, como líderes de seu lar e a família são transformados pela experiência da terapia de casal ou familiar, que é intensa e libertadora.
O crescimento pessoal dos membros da família leva ao desenvolvimento livre e a vida plena. Devido a grande necessidade de terapia para tratamento de traumas psicológicos busquei a capacitação em EMDR-Eye Movement Desensitization and Reprocessing, ou seja Movimento Ocular, Dessensibilização e Reprocessamento – um método terapêutico eficiente, rápido e eficaz que utiliza os movimentos dos olhos como técnica terapêutica para desbloqueios dos traumas identificados seguindo um protocolo.
Após a primeira etapa dessa capacitação observei o quanto ela é promissora para adultos – de forma prática e para crianças de forma lúdica.
(Saiba mais sobre o EMDR clicando no link ao lado https://nadirramos.com.br/o-que-e-emdr/ ).
O que é a terapia individual?

A terapia individual é uma atividade psicoterapêutica que visa harmonizar processos internos do indivíduo que lhe causam sofrimento psíquico. Seu objetivo é proporcionar condições para a busca e concretização de autoconhecimento, e consequentemente às melhores escolhas no decorrer da vida.
O que é a terapia familiar?

A psicoterapia familiar permite aos membros da família expressar e explorar com segurança os pensamentos e emoções difíceis, compreender as experiências e pontos de vista uns dos outros, apreciar as necessidades do outro, valorizar os pontos fortes da família, e trabalhar juntos para fazer mudanças úteis e duradouras em seus relacionamentos e em suas vidas.
Cada família é semelhante ao corpo humano. Às vezes nosso corpo se sente muito bem, e as coisas funcionam bem. Às vezes, até mesmo as pequenas coisas podem parecer um grande desafio. Quando nos ferimos uma parte do nosso corpo ou algum órgão está prejudicado, o restante do corpo sofre as consequências de alguma forma. No entanto, todas as partes do corpo podem trabalhar juntas para ajudar na reabilitação, seja de um osso quebrado, de uma infecção ou uma grande doença. Assim, a terapia familiar sistêmica ajuda os familiares a trabalhar juntos quando algo está trazendo sofrimento, ou apenas sentindo um desequilíbrio.
A vida em família requer a superação de muitos desafios porque cada pessoa é única. Cada pessoa pensa e fala sobre as coisas de uma forma diferente, e cada pessoa tem diferentes ideias, sentimentos, preocupações e pontos fortes. Todos os tipos de alterações em nossas vidas podem tornar as relações familiares mais estressantes, tal como uma doença, desemprego, mudança de casa, novos membros na família, envelhecimento, divórcio, morte e traumas. Algumas famílias encontram sua própria maneira de gerenciar essas mudanças, outras têm mais dificuldade por varias razões.
A terapia familiar sistêmica pode ajudar as famílias quando estão sentindo que seus membros não dão conta de tantas mazelas, tristeza, raiva; quando não têm certeza do que fazer para melhorar; ou quando se sentem presos na repetição de comportamentos prejudiciais.
Como a terapia familiar funciona na prática sistêmica?

A terapia familiar é uma atividade psicoterapêutica dotada de um conjunto de técnicas e vivências, em sessões conjuntas com os membros de uma família e que podem ser utilizadas no processo terapêutico. Ela se apoia numa visão sistêmica das relações humanas, ou seja, no trabalho conjunto das pessoas envolvidas.
A visão sistêmica se constitui numa forma de compreender os fenômenos sociais e humanos. A aplicação desta visão permite ao terapeuta ampliar e aprofundar em níveis de análise e compreensão da família, ou seja do todo, através das relações que se estabelecem entre os seus membros e das partes.
A visão sistêmica parte do princípio da interdependência entre as partes e o todo de um fenômeno derrubando a crença de que examinar as partes seria suficiente para se ter uma compreensão completa.
Ao aceitar que as relações familiares são estabelecidas numa dinâmica de interdependência produzida pelos seus diferentes membros (pais, irmãos, tios, avós, amigos, etc.) o terapeuta familiar mapeia, analisa e organiza estas relações de modo a identificar os aspectos que podem estar causando o desconforto psíquico do indivíduo e também dos demais membros. Trata-se, portanto, de um rico recurso para os processos da terapia, possibilitando a participação ativa das pessoas.
Enquanto as terapias individuais visam harmonizar processos internos que causam sofrimento psíquico ao indivíduo, a terapia de casal ou familiar sistêmica busca operar mudanças satisfatórias nas relações e na interação entre os diferentes indivíduos.
Os sintomas tratados por este tipo de terapia incluem, na sua maioria, aqueles que estão relacionados com padrões de funcionamento da dinâmica familiar, tais como, as dificuldades de comunicação e resolução de conflitos. Neste contexto, a ajuda do terapeuta familiar intercede como um facilitador no processo de definição e condução das mudanças necessárias.
Quem participa da terapia familiar?
Esse processo é conduzido no sentido de desenvolver competências e aumentar a autoestima e empoderamento da pessoa, onde cada indivíduo, fazendo parte do problema, também faz parte da solução. O terapeuta colabora na ressignificação das questões trazidas pelos indivíduos, e nesse contexto serão convidados a participar aqueles que se sentirem implicados na situação-problema.

O que significa “família”?
Os terapeutas de família entendem que as pessoas têm ideias diferentes sobre “família”, por isto, o termo “família” é usado para descrever qualquer grupo de pessoas que se preocupam com o outro e se denominam uma família, mesmo que não sejam ligadas por laços sanguíneos. Desse modo, tanto os pais, crianças de todas as idades, avós, irmãos e irmãs, tios e tias, primos, amigos, cuidadores e outros profissionais fazem parte de um núcleo familiar, que inclui quem é importante para a família.
Terapeutas familiares respeitam a importância das crenças de cada pessoa, a sua realidade cultural e as suas experiências de vida e, ao atuar nessa realidade o fazem pela adaptação da sua abordagem e atividades para atender as diferentes idades, necessidades e preferências de cada família.
Como a terapia de família poderá me ajudar?
A terapia familiar lhe ajudará ao aceitá-lo como uma pessoa dotada de certa realidade de vida, de necessidades de relacionamentos e não um ser isolado no mundo. Assim, ela ajuda as pessoas de uma família a entender e apoiar uns aos outros. Os terapeutas de família atuam sistemicamente no sentido de ajudar a todos a se sentirem seguros, para que possam falar sobre seus pensamentos, dificuldades e sentimentos, compreender as experiências e pontos de vista uns dos outros, apreciar as necessidades do outro, construir sobre os pontos fortes da família, e trabalhar juntos para produzir mudanças positivas em seus relacionamentos e suas vidas.
O objetivo do terapeuta será estimular e apoiar famílias e indivíduos a falar sobre suas esperanças, e trabalhar para seus próprios objetivos como uma família. Às vezes, são necessárias apenas algumas sessões para ajudar uma família encontrar o seu caminho. Às vezes as dificuldades são mais complexas, e as famílias podem precisar de mais tempo para achar as soluções que funcionem melhor para eles.
O que os terapeutas de família fazem?
Ao utilizar seus métodos terapêuticos, os terapeutas objetivam:
- Falar sobre as esperanças de cada pessoa para a sua família;
- Incentivar todos da família a falar sobre as suas experiências, e ouvir as dos demais;
- Atuar como um facilitador de cada pessoa para que expresse suas crenças, valores, necessidades, esperanças e suposições visando a ajudá-la a entender as suas ações, bem como compreender a de cada um;
- Ajudar as pessoas de uma família a parar de culpar umas as outras e a começar a explorar formas de como todos podem trabalhar juntos para transformar os relacionamentos;
- Levar as pessoas a compreenderem os efeitos e impactos que suas palavras e ações têm sobre todos os outros da família;
- Explorar o que cada pessoa na família faz bem, e contribuir para despertar sentimentos de respeito e de orgulho pessoal;
- Propor atividades terapêuticas para ajudar as pessoas a pensar sobre as diferentes relações que existem em sua família;
- Ajudar as famílias a falar sobre os desafios que enfrentam no dia a dia;
- Fornecer apoio eficaz para as famílias se fortalecerem na busca e alcance de seus objetivos.
Eu posso consultar um terapeuta familiar sozinho(a)?
Sim. Os terapeutas de família podem atender crianças e adultos individualmente, ou junto de outros membros da família. Às vezes, eles sugerem sessões individuais e familiares, se entenderem que será útil.
Os terapeutas de família também podem trabalhar com casais. Consultar um terapeuta de família juntos pode ajudar os cônjuges a melhorar a comunicação, compreender e apoiar uns aos outros de forma mais positiva.
Em que situações específicas a terapia de família poderá ser útil?
A terapia familiar poderá ser útil para as famílias e para as relações que estão enfrentando todos os tipos de dificuldades e experiências, tais como:
- As famílias e casais querem construir relações mais sólidas e mais felizes;
- As famílias que enfrentam desafios especiais, como o alcoolismo, doença mental, doença física, luto,transtornos alimentares, envelhecimento, conflitos diversos, ajustes culturais, traumas, etc.;
- Famílias que estão preocupadas com o comportamento dos filhos;
- As famílias que estão planejando a adoção de crianças;
- Os pais que querem se entender ou se divorciar de uma forma que prejudique menos e se preocupam com a felicidade e as necessidades de seus filhos;
- Qualquer família que gostaria de alguém para ajudá-los a falar sobre as coisas que são difíceis de tratar em conjunto, de uma forma segura, aberta, criativa e útil.
Se você entender que a terapia familiar seria útil para você, para as famílias e casais que você quer bem e, não está conseguindo ajudá-los, indique a Terapia de Família. Aqui você será bem vindo.
Eficaz para as famílias se fortalecerem na busca e alcance de seus objetivos.
Fonte: Association for Family Therapy & systemic Practice [Internet]. 2015 [Acesso em 2016 Mai 16]; Disponível em: http://www.aft.org.uk/view/index.html http://www.aft.org.uk/SpringboardWebApp/userfiles/aft/file/Information%20Sheets/What%20is%20Family%20Therapy%202015%20A4%20version.pdf

Agende seu horário agora mesmo
Atendimento
Avenida Salvador Markowicz, 330 Sala 21 Jardim Santa Helena
Cep: 12916-400 Bragança Paulista/SP
WhatsApp: (11) 99587-3100
E-mail: nadir.ramos2@gmail.com
Próximo ao Supermercado Convém
Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Via Digital RTM